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Wilson Vieira Melo

CURRICULUM

– Doutor em Psicologia (UFRGS), com estágio de pesquisa na University of Virginia (USA) estudando o viés cognitivo nos transtornos de ansiedade.
– Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS) e com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (The Linehan Institute Behavioral Tech).
– Foi professor de Graduação em Psicologia durante dez anos (FACCAT / ULBRA / IBGEN).
– Professor de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva em diversos estados do Brasil.
– Ministrou curso como Professor Convidado na Palo Alto University (USA) sobre Terapia Comportamental Dialética para o Transtorno da Personalidade Borderline.
– Participa dos Estudos de Campo para elaboração do Código Internacional de Doenças CID 11 (OMS).
– Presidente-Eleito da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas – FBTC (Gestão 2019-2021).
– Ex-membro do Grupo de Trabalho Pesquisa Básica Aplicada em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
– Coordenador do processo de implementação e da Comissão de Certificação de Terapeutas Cognitivos no Brasil pela FBTC (2013/2015 e 2015/2017).
– Coordenador do Curso de Formação em Terapia Comportamental Dialética da Elo Psicologia e Desenvolvimento.
– Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS).
– Fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) e Fundador do Instituto de Terapia Cognitiva do Rio Grande do Sul (ITC-RS) em Porto Alegre – RS, onde atua como psicoterapeuta, presta supervisão clínica e consultoria diagnóstica.
– Organizador do livro “Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva” (Sinopsys, 2014) e autor de mais de 50 publicações entre capítulos de livros e artigos científicos.

MINICURSO

Terapia Cognitivo-comportamental baseada em processos

As características integrativas das abordagens em psicoterapia conhecidas por funcionarem são uma tendência no cenário atual da área. O objetivo deste workshop é o de apresentar os processos centrais da terapia cognitivo-comportamental (TCC) de uma forma que contemple as vertentes comportamentais, cognitivas e de aceitação e mindfulness dessa família de abordagens. As competências clínicas essenciais que compõem a maior parte das intervenções em TCC são: manejo de contingências, controle de estímulos, modelagem, autogerenciamento, redução da excitação, enfrentamento e regulação emocional, solução de problemas, estratégias de exposição, ativação comportamental, competências interpessoais, reavaliação cognitiva, modificação de crenças nucleares, desfusão /distanciamento, melhora da aceitação psicológica, valores, mindfulness e abordagens integrativas, estratégias motivacionais e gerenciamento de crise. Em psicoterapia, o termo prática baseada em evidências considera as melhores evidências de pesquisa disponíveis da eficácia de um tratamento, as características específicas do paciente entre aqueles que recebem tratamento e a expertise clínica do terapeuta que realiza o tratamento.

 

CONFERÊNCIA

Terapia Comportamental Dialética
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